Rotatividade ou Turnover é a taxa que apresenta a frequência de processos de admissão e demissão dentro de uma organização, com possíveis impactos negativos conforme o fluxo, ou seja uma indicação de déficit de retenção de talentos. Habitualmente o índice é mencionado em percentuais, através do acompanhamento pela equipe de RH. O excesso de substituições não gera bons resultados para o negócio, independente dos motivos, sejam fatores internos ou externos.
Ainda falando sobre Turnover, existem três tipos, a rotatividade voluntária, quando o colaborador pede para ser desligado da companhia ou abandona o cargo; a rotatividade involuntária, que é a tomada de decisão da empresa em dispensar o colaborado; a rotatividade funcional, a qual está ligada diretamente ao baixo desempenho do colaborador, nesse caso o próprio contratado resolve se desligar da empresa; e a rotatividade disfuncional, que é o caso de um excelente colaborador que decide sair da companhia.
Os motivos que elevam a taxa de demissão dentro de uma empresa podem variar conforme o ramo, mas de modo geral, podemos citar o clima organizacional, que pode desmotivar os colaboradores, reduzindo sua produtividade, estimulando a busca por outras oportunidades de trabalho, a falta de organização e comunicação interna da empresa, a gestão de pessoas mal elaborada, processos seletivos mal elaborados ou até mesmo por benefícios e remuneração abaixo do que o mercado oferece. Quando uma organização tem o índice de rotatividade elevado os prejuízos para a organização também são altos, como por exemplo, altas despesas como novos processos de recrutamento e seleção, gastos com novos treinamentos, redução da produtividade e a perda de interação entre os colaboradores.
Você já parou para calcular os gastos obtidos pela seu negócio após um processo de recrutamento e seleção ser mal executado?
Confira nossa matéria completa sobre RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
Acesse nosso LINKEDIN.
A falta de estratégias inteligentes e de investimento na educação e inovação com uma equipe é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam, ocorrendo o aumento da desmotivação da equipe, entre outros problemas relacionados.
O Grupo R1RH tem como foco o desenvolvimento de pessoas, implantando as melhores práticas garantindo a eficiência para atender as necessidades do negócio, realizamos recrutamento e seleção, treinamentos e coaching, assegurando maior objetividade nos resultados. Oferecemos o atendimento exclusivo de demandas de qualquer nível e garantimos eficiência e o menor custo através de soluções personalizadas por uma equipe preparada para atuar e desenvolver o melhor método para cada cliente.
Gostou da ideia e quer saber mais sobre os nossos trabalhos, tipos de treinamento e como aplicar essa ideia na prática?
Entre em contato conosco para mais informações.
Eu sou Renato Carvalho, Coaching, Pós-graduado em Consultoria Interna de RH e professor universitário, Consultor com foco no mundo corporativo, atuando nas áreas de Recolocação, Transição e Desenvolvimento de Carreira, eSocial e Folha de Pagamento.